sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ursinhos


Achei uma graça esses ursinhos e estão bem a calhar com o dia de hoje. É que hoje é comemorado o Dia dos Namorados (Valentine's Day - dia de São Valentim) em vários países do ocidente. Peguei umas informações na Wikipedia para dividir com vocês. Trata-se de uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. A história do Dia de São Valentim remonta a um festival pagão e, posteriormente, a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico só chegou depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX , a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.

Diz ainda na Wikipedia que no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido a suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Também não era conveniente celebrar o Dia dos Namorados em fevereiro por conta do feriado móvel do Carnaval.

Como sempre acontece, há controvérsias entre os historiadores em relação à verdadeira origem dos fatos - esta é apenas uma das versões da história.

3 comentários:

Rafaela Hübner disse...

Que fofuxos Dora!!
Obrigada!
Feliz dia de são valentim!
Beijooo
Rafa H

Edna Melo disse...

Olá Isadora!
Que bom! Além do prazer em visitar seu blog, saimos também mais bem informados!
Obrigada pela ótima pesquisa. Valeu!

Vanessa Biali disse...

Lindo gráfico! Obrigada pelas informações!
Beijos,
Vanessa

Leia também:

Related Posts with Thumbnails