terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sobre presentes...

Esse estojinho com notas musicais eu postei aqui já faz algum tempo. Demorei para enviar porque a Ana Maria disse que queria me mandar um presentinho também e me pediu para esperar. Finalmente nos organizamos neste Natal e além do estojinho para a filhota mandei  um cartão de Natal e uma pequena necessaire para a Ana Maria. Meu presentinho d'além mar ainda não chegou mas segundo a Ana já está a caminho - OBA!

Já este cartão eu recebi de uma moça chamada Rita (não sei se ela tem blog), que foi minha "AS" na troca de cartões postais do forum Fazendo Arte em Ponto Cruz. Achei tão lindo que vou usar como enfeite da árvore de agora em diante! Eu mandei um cartão para a Evelyn, mas me esqueci de fotografar. Fiquei com medo de começar a confeccionar um cartão e acabar atrasando o envio, então comprei um bonitinho que tinha desenhos de botões ao invés de bolas na árvore de Natal - para dar um arzinho craft.

Por fim ontem tive uma surpresa "enooooorme"! A Cleide tinha me dito que ia me mandar uma "lembrancinha" de Natal e mandou uma "lembrançoooona"! Além desse tapete em barbante LINDO DEMAIS feito por ela, o pacote veio recheado de mimos adoráveis: enfeites de Natal, guloseimas, material de costura... Gente, fiquei até sem graça, pois eu mandei só um presentinho tão singelo... Mas tudo bem, ela está em vias de construir seu próprio cantinho e eu já estou planejando algo bem bonito para fazer para a sua casa nova!

Eu tenho pensado muito nessa história de presente... Andei lendo uns posts nuns blogs aí e conversado com umas pessoas, mas ainda não consegui formar uma opinião muito sólida. Essa história de Natal sempre me incomodou: a enorme quantidade de plástico e embalagens que só gera lixo, lixo, lixo; a obrigação de "dar presente" que nos leva a comprar qualquer bobagem "made in China" feita por mão de obra semi-escrava e que vai acabar parando no lixo de qualquer jeito; a comidaria absurda pois as pessoas confundem "fartura" com "desperdício"; enfim... Este ano eu decidi que faria meus presentes myself ou, se não tivesse tempo para isso, compraria handmade em feiras locais, na Elo7 ou de amigas crafters aqui da blogsfera. Acabou dando tempo, porque  parte do meu trabalho é em regime de autonomia e o movimento deu uma caída em final de novembro/início de dezembro (o que também me deixou sem grana para compras exageradas hehehe). Daí veio aquele velho dilema: vale a pena dar algo handmade para quem não valoriza e/ou não gosta de artesanato? Este ano eu resolvi não dar bola para esta pergunta e mandar ver, porque no ruim de tudo eu me divirto fazendo, vendo o resultado, postando fotos no blog para dar ideias para outras pessoas (e ganhar elogios, é claro! hehehe), mas ainda não sei qual vai ser minha postura ano que vem.

Mesmo muito antes de virar crafter eu sempre valorizei instintivamente um artigo feito à mão. Acho que é isso que faz com que eu mande um estojinho para alguém que mora do outro lado do Atlântico só porque deixou um comentário simpático no meu blog falando da paixão da filha por música, ou pendure na minha árvore um cartão bordado à mão, ou fique tão apaixonada por um tapete de crochê feito por mãos habilidosas do outro lado do país que esteja cogitando seriamente pendurá-lo na parede de minha varanda "rústica"ao invés de colocá-lo no chão!

8 comentários:

Unknown disse...

Sempre gosto de ler as postagens no seu blog pois nao somente fonte de refenrencia mas tambem das tendencias que estao acontecendo ai no Brasil.
Como ja vivo fora ha muitos e muitos anos sempre que visito o Brasil ainda que brevemente, procuro levar comigo a 'cultura' adquirida por aqui e uma delas eh o o NAO USO DE SACOLAS DE PLASTICO, afinal nas decadas de 50 e 60 todos usavam sacolas de pano feitas aa mao.
Atualmente uso um saquinho em tecido, costurado aa mao ou maquina, mas personalisado para a pessoa que recebera o presente.
Como voce; - nao aprovo o excesso 'made in china' e prefiro dar somente um sorriso e um aperto de maos se nao for possivel algo feito pelas maos!!!
Good for you girl! Well done for this enhanced vision!
PS: O tapete feito pela Cleide definitavamente merece ser exhibido como mais uma obra de arte. Parabens pela gift.

Pizinha Artesanatos disse...

Menina amei sua postagem,vc falou tudo o que penso!
Sem falar que o cartão que ganhou é extemamente lindo, vc merece!
Os mimos que enviou talvez não chegue no Natal, mas sua amiga vai ficar supre feliz, quem nãi ficaria né!?
E o tapete ficou lindissímo mesmo, uma obra de arte.
Amiga vc merece cada mimo, cada elogio. Parabéns pelo talento.
Bjs

Joyce

Luciana F. Damiano disse...

Parabéns pela lembrançona, rss. Lindos presentes e eu também não colocaria o tapete no chão de jeito nenhum, mesmo porque o gato adoraria afiar as unhas nele....seria judiação do tapete!
Ah, nem fale do desperdício nessas festas...de papel e de comida. Uma pena.
Vamos fazendo a nossa parte, de uma vida mais reciclável e craft, as crianças já estão aprendendo, assim nosso futuro, será melhor.

bjs

Livia disse...

Oi, Dorinha!
Também tenho estes questionamentos. Este ano estou fazendo o que é possível, sem cobrança e sem stress... Não deu tempo de fazer presentes, nem de comprar muitos, mas eu quero ficar bem... também não sei se vou manter isso ano que vem...
Bom Natal!
Beijos...

Ana Rodrigues disse...

Olá!
"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
Bjs do tamanho do Mundo

Vanessa Biali disse...

Lindos estojinhos!
Ah, esse cartão bordado merece mesmo virar enfeite de árvore. Muito bonito! (adorei também a estrelinha da árvore, à direita nessa foto.)
Maravilhosos os presentinhos da Cleide. Esse tapete não merece mesmo ir para o chão. Na parede ou como trilho vai ficar perfeito!
Aqui em casa, também estamos racionando os gastos excessivos e desnecessários desta época de natal. Com isso, até nosso espírito fica mais "leve"...rsrs... mais de acordo com o simbolismo da data, né?
Beijos,
Vanessa

Crochê Fascínio disse...

Oi amiga, vim desejar um feliz natal e agradecer pelo mimo que me enviou, já está enfeitando minha cozinha, amei!!!
O tapete que te enviei também pode ser usado como trilho de mesa, da forma como vc preferir... Bjux!!!

ana maria pinto disse...

Amiga, os estojinhos foram muito bem recebidos, estão muito bem feitos. A minha filhota delirou com
o dela, o tecido é lindoooooooooo.
Quanto ao desperdício estou de acordo, cada vez faço menos, comprei poucos presentes e não os embrulhei, meti em sacos de papel bonitos que já cá andavam por casa.
Também a ti te mandei um que guardei logo a pensar em ti:)tem gato,acho que vais gostar!Espero que a minha prendinha te chegue direitinho.
Bom Ano Novo.
Obrigada.Beijinho.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails