sábado, 8 de maio de 2010

Sobre doilies e o Dia das Mães


Doilies são essas toalhinhas redondas em crochê. Eu já perdi a conta de quantas vezes tentei fazer uma e, por mais que eu seguisse a receita à risca - inclusive quanto à marca da linha e o número da agulha - o diacho da toalhinha sempre empenava. Então aproveitei que ia passar o Carnaval com a Gina, que faz doilies lindíssimas, peguei um resto de linha que tinha aqui e uma toalhinha que vóvis crochetou há milênios e fui pedir uma aula "ao vivo e a cores". Foi ótimo porque ela me ensinou uns pulos do gato que os vídeos do youtube não mostram! :-P Fomos fazendo juntas, eu com uma linha e ela com outra, um crochet-along no sentido mais literal da palavra!! O resultado é esse aí de cima, minha primeira doillizinha! Aqui em baixo elazinha inteira, ó:



Tudo bem que não ficou 100% flat, mas nada que uma passadinha de ferro básica não resolvesse, ao contrário de minhas anteriores que pareciam um LP depois de horas no sol... O que acontece é que você tem que ir "sentindo" como ela está ficando a cada carreira, e aí ir experimentando, colocando um ponto a mais ou a menos, porque mesmo que você use a linha indicada na receita a tensão dos pontos varia de pessoa para pessoa.

DAÍ que me bateu uma febre de doilly, fiz mais duas! A receita desta aqui eu peguei numa revista, mas estava super mal tirada - tive que fazer uns "improvisos".


E esta outra eu achei lindíssima, peguei a receita aqui.


Vejam de perto que bonitinha:


As três viraram presente de Dia das Mães, para minha mãe e duas tias. Aqui estão, devidamente embaladas em saquinhos de pano personalizados com as iniciais de cada uma.



A simpática pimenteira eu ganhei ontem na escola de meu filho, as crianças plantaram as mudas em potes de margarina e colocaram num cachepô de mdf pintado por elas.

Por fim deixo aqui meu abraço a nós mulheres pelo dia de amanhã! Eu acho que todas nós sempre arrumamos um jeito de sermos mães, mesmo que não tenhamos filhos biológicos. Podemos ser mães de amigos, de sobrinhos, de irmãos (mais novos ou não), de bichinhos de estimação, de colegas de trabalho, em algum serviço voluntário, enfim... O instinto de "cuidar" está dentro de todas nós, então um feliz dia das mães para você!

13 comentários:

Vanessa Biali disse...

Que lindas "doilies"!
Dificilmente consigo seguir à risca uma receita de crochê. Para mim, funciona muito o ir "sentindo", aumentando ou diminuindo pontos conforme a necessidade. Eu acho uma vantagem essa liberdade que o crochê permite.
Os saquinhos personalizados ficaram deliciosos!!! Chiques, chiques!
Sim, concordo: um feliz dia das mães para todas nós mulheres!
Bjks,
Vanessa

Juliana disse...

Ficaram lindas suas toalhinhas.
Um feliz dia das mães pra vc. Que ele seja especial como toda mãe merece!
Beijinhos,
Juliana

Luciana F. Damiano disse...

Feliz Dia das Mães Dora!!
Parabéns pela pimentinha.
Eu nem sabia que toalhinhas tinham um nome especial, vivendo e aprendendo...ficaram lindas e apresentadas nos saquinhos, mais lindas ainda!!

Beijos

Marcia disse...

Viu como não é dificil fazer...heheheh ficou linda!

Parabéns pelo dia das Mães!

Beijos

Márcia

Lau disse...

Isa querida, obrigada pelo carinho!
As toalhinhas estão lindas, e as embalagens também, parabéns!
Tenho muitas dessas toalinhas, minha mãe sempre faz e me presenteia =)
Bjinhus no coração e um feliz dia das mães p/ vc!

Izabel Biali disse...

Isadora

Ficaram muito bonitas suas toalhas,
eu também faço,vendo se aumenta ou diminui pontos, mas no final dá tudo certo.
Parabéns pelo trabalho.

Um Feliz Dia das Mães.
Bjs
Izabel

M. Regina disse...

Uma graça as toalhinhas, e pelo jeito, tiveste uma grande professora.
Palavras muito apropriadas para nós mulheres, que somos mães acima de qualquer suspeita. bjs

wilma disse...

Ficaram uma graça!
E os saquinhos um mimo...bjosss

Unknown disse...

Dorinha querida, que coisa linda que ficaram suas toalhinhas. Eu é que aprendi muito com voce por ocasiao da sua visita maravilhosa e ja estou com saudades... quando quiseres vir novamente a... porteira... esta aberta!!!(voce sabe que la em casa tem porteiras hehehe) venha que a agua da piscina esta quentinha e gostosa tambem.
Estou ainda muito ocupada com muitos afazeres e nao tenho me dedicado ao blog - o que lamento, mas sempre que posso acompanho seus trabalhos lindos. A minha toalhinha (a que fizemos juntas) ficou bonita e mesmo com a linha grossa que usei.
/adorei o pacotinho para o presente que em si ja é um presentinho especial.
Parabens para vc tambem, ainda que atrazado.
abracos
Gina

Pizinha Artesanatos disse...

Oieee!

Dora eu entendo só o básicão do crochê, geralmente só consigo fazer se tiver uma amostra, não imaginava que estas toalhinhas tinham um nome!
Amei as três, não sei dizer qual está mais bonita.
Os saquinhos ficaram um charme personalizados.
Me deu até vontade de pegar uma agulha e linha, ir pro sofá crochetar um pouco, neste friozinho enrolada no cobertor é bem gostoso.
Tenha u lindo final de semana.
Bjs

Ju disse...

Nossa Isa, ficaram lindas, vc tá de parabéns, agora ninguém te segura....rsrs...agora fiquei super curiosa, vou mandar o endereço pro seu e-mail...bjinhos pra vc e um ótimo domingo!!

Ju disse...

Voltei, rsrs, me passa seu e-mail, bjinhos!!

Izabel Biali disse...

Isadora

Passei aqui para agradecer a sua visita e o carinho do comentário.
Uma ótima semana para você.
Beijo
Izabel

Leia também:

Related Posts with Thumbnails