sexta-feira, 7 de junho de 2013

Passa Quatro (MG): turismo, ecoturismo e cães abandonados

Estivemos em Passa Quatro no feriado de Corpus Christi e resolvi fazer algumas observações aqui no blog porque, antes de viajar, procuramos pelo tipo de informação que vou postar aqui e não encontramos. Geralmente, quando escolhemos um lugar para visitar, lemos muitos depoimentos na net antes de decidirmos. Encontramos pouca coisa sobre Passa Quatro, resolvemos ir assim mesmo e foi um pouco decepcionante para o tipo de turismo que apreciamos. Espero que este post seja informativo para quem está pensando em ir para lá.

1 - PASSEIO DE LOCOMOTIVA
Legal, uma boa iniciativa de preservação da nossa história (e vc se sente numa novela de época!!). Mas a locomotiva passa por bairros muito pobres, a "paisagem" é muito triste. É triste ver o descaso do governo, tudo bonitinho e limpinho no centro da cidade e a periferia entregue às moscas. (como em todo lugar, aliás)


(foto tirada e editada pelo meu filhote!)

2 - TAPETES DA CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI
Um espetáculo à parte, muito bonito mesmo. A foto acima mostra parte de um dos tapetes.

3 - CASAS ANTIGAS
Um festival de casas antigas! Algumas bem conservadas, outras nem tanto, mas todas lindas para quem, como eu, gosta dessas coisinhas de época!

4 - CÃES ABANDONADOS
De longe, o que mais me chocou na cidade. São muitos cães nas ruas, mas muitos MESMO, um número impressionante. Cães bem maltratados e famintos, uma tristeza. Até acredito que a prefeitura tenha problemas maiores de infra estrutura para resolver, mas será que não rola a boa vontade de procurar uma parceria com ONG ou algo parecido? Século 21, minha gente! Eu  me senti bastante impotente... o que fazer? A quem recorrer? Alguém tem alguma ideia?

(cachorrinho aproveitando a serragem de um dos tapetes para se esquentar um pouco)

5 - ECOTURISMO
Quem me conhece sabe que estou sempre "em busca da cachoeira perfeita", ha! Sempre que escolhemos um destino vamos em busca de depoimentos e informações na net antes de decidir. Não achamos praticamente nada sobre Passa Quatro, mas como vimos uns nomes e fotos de cachoeiras bonitas resolvemos arriscar. Decepção. Poucos atrativos. Quase ninguém sabia dar uma informação mais completa e nem sabiam explicar como chegar nas cachoeiras.Ficamos sabendo de apenas 4:

- A cachoeira do Parque Nacional
O Parque Nacional é bem bonito, bem limpo, bem cuidado, bem guardado, mas a área "transitável" é pequena - tem uma trilha curtinha para uma cachoeira bacana, e só. Disseram que estão demarcando trilhas, espero que seja verdade pois tem muito potencial inexplorado por lá.

- Cachoeira do Quilombo
Pelo que nos disseram, é "impossível de achar sozinho". Mas só soubemos de um guia (em toda a cidade!!) que poderia nos levar lá, e no dia marcado o jipe pifou.

- Cachoeira do Manacá
Não sei se encontramos a cachoeira certa, mas a que achamos de acordo com as informações fornecidas é bem caída, não deu para tomar banho.

- Cachoeira do Andorinhão, agora chamada de Poço Verde (e mais uma outra que não lembro o nome)
Um passeio longo, mas a guia (cujo jipe pifou) teve a boa vontade de nos explicar. Nos perdemos e pegamos a estrada errada algumas vezes, mas depois de muito pedir informações para os moradores chegamos lá. Acho que não custava nada colocar umas plaquinhas nas bifurcações, né? Demos muita sorte, pois o barro estava seco e liso (tinham acabado de passar a máquina), senão teríamos precisado de um 4X4. Mesmo assim, no final do percurso havia uns trechos que maltrataram bastante nosso Honda Fit.  A Cachoeira do Andorinhão em si é linda, um dos poços mais bonitos que já vi! É um passeio suado mas, para quem gosta, vale a pena. É dentro de uma propriedade privada, temos que pagar uma taxa, e aí só deu dó, mais uma vez, de ver o estado dos cachorros criados pelo pessoal da roça. Até desanima o passeio.

(Poço Verde)

É isso. Se eu me lembrar de mais alguma informação relevante eu posto aqui. Abraços!




7 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

oi Dorinha
em se tratando de Minas
pode perguntar pra mim
rsrs
fiz muitos passeios lindos ,nos 8 anos que morei lá
um deles é o parque do caraça
q era uma escola para padres
e agora é uma pousada
tem trilha eocologica, comida boa de mineiro,
ai tem tantas cidades lindas
ficamos numa pousada das cores - em Cocais
e dali fomos conhecendo varias cidades , com cachoeiras lindas
tem a serra do cipó
tem Tiradentes, q confesso minha paixão escancarada por ela
vou te postar uma foto da gente fazendo estes caminhos com cafe , serragem...em Lagoa santa
oh delicia de vida
- e pra entender um mineiro do interior - tem que morar um tempim por lá
bjs
lu

Jud disse...

Oi Dora,
É, o Brasil!!!Perdendo dinheiro com o turismo...sem cuidados, sem informações, é uma pena mesmo!!!
Ah e que dó destes carrochos!!!
bjuss,
jud-artes.

Izabel Biali disse...

Tem muitos lugares neste Brasil afora,lindíssimos para serem visitados.
Pena que muitas vezes, não são cuidados e não icluidos nos roteiros turísticos.
Falta de investimentos do governo.
Infeslimente os cachorros a gente vê em todo lugar, e triste a situação.
Se muitas pessoas vivem assim, o que resta para os pobres cachorros.
Um bom fim de semana,
Beijos

Luciana F. Damiano disse...

Morando no nordeste eu caí numa realidade horrorosa igual a essa que vc viu. A parte turística impecável ( e cara ) e onde o povo mora e vive o dia a dia uma pobreza danada...

Lucienne disse...

Oi querida!
Eu, como turismóloga, fico triste de ver muito essa realidade no Brasil afora, afinal, o turismo pode e deve ser explorado de forma sustentável para ser uma forma de desenvolver um local no geral e não apenas engordar o bolso de um ou de outro.
Afinal, cada passeio que fazemos é uma experiência que aguardamos muito e criamos boas expectativas e quando não são, são frustrantes realmente.
Mas Minas tem outras regiões que são mais organizadas, eu, particularmente aadoro a região de Poços de Caldas. Não me lembro de cachoeiras por lá agora, mas adoro o ar interior de lá! kkkk

Beijinhuuus!!!!

Anônimo disse...

O lugar é lindo, e valeu pelas informações. Não conheço lá. Mas fiquei condoída com a história dos cachorros! Será que prefeituras e simpatizantes de animais não podem tomar uma providência? Algo muito errado deve estar acontecendo. Bjs

Betty Gaeta disse...

Oi Dora,
Obrigada pelo link do post. É incrível, mas as pessoas parecem não querer saber do mal como se o mal deixasse de existir na ignorância. Pq estou falando isto? Pq o post sobre Cães Abandonados não está dando o mesmo ibope dos demais posts que escrevo! Mas eu divulguei o post para a Prefeitura, as ONGs, a Câmara Municipal e outros lugres de Poços de Caldas.
que tal divulgar este post nos links do FB de Passa 4? Acho que é uma boa ideia.
Bjs

Leia também:

Related Posts with Thumbnails